Espaço do aluno‎ > ‎História‎ > ‎

Módulo 5

13 DE MAIO DIA NACIONAL DE DENÚNCIA CONTRA O RACISMO

13 de Maio - Matéria PGM 07


A REVOLTA DOS MALÊS

A revolta dos malês


ESCRAVIDÃO

Novo Telecurso - E. Fundamental - História - Aula 17 (1 de 2)


ZUMBI DE PALMARES

Zumbi dos Palmares - Série "Construtores do Brasil" - TV Câmara



OS QUILOMBOS

Filmado em 1984 Quilombo retrata como era a vida no Quilombo de Palmares numa época cercada de dificuldades devido ao enfrentamento da opressão portuguesa. Sempre que a luta dos quilombos era pela dignidade da liberdade e igualdade contra o sistema europeu que impunha a escravidão para milhares de africanos seqüestrados para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar.
Historicamente se sabe que o Quilombo dos Palmares existiu entre 1630 a 1895 na serra da barriga, no atual Estado de Alagoas, e possuiu milhares de africanos e negros nascidos do Brasil que haviam sido escravizados em diversas fazendas. Os palmarinos souberam tirar proveito da luta dos portugueses e holandeses, entre 1621 e 1654, pelo controle de terras brasileiras e aumentaram em muito sua organização criando uma sociedade à parte. Após a expulsão e hegemonia dos portugueses das terras do extremo norte colonial partiu-se para a destruição do maior perigo a empresa açucareira, os quilombos.
Palmares por ter mais de 20 mil palmarinos e diversos povoados se tornou o principal alvo das forças militares dos bandeirantes portugueses e sua sede de sangue e desejo de matança.
O filme tem a preocupação de mostrar os três últimos "governos" de Palmares: Acotirene, Ganga Zumba e Zumbi. O elenco atua de forma magnífica, pois consegue passar muita seriedade ao expor esse lado da história do Brasil.
Passados mais de vinte anos este é uma obra essencial para a filmoteca dos militantes e entidades. Divirtam-se, debatam, reflitam, atualizem-se, debatam de novo e vamos pra luta pela mudança.

Filme: Quilombo - 1984



20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Documentário Consciência Negra