Apresentação

ATIVIDADES ENCERRADAS EM MARÇO DE 2013.
 O CESEC CAIEIRAS NÃO FOI CONVIDADO A PARTICIPAR NA CONTINUIDADE DO PROGRAMA.

O Governo de Minas, por meio do Programa Travessia, vem implantando projetos e ações destinados às famílias em situação de pobreza, com o objetivo de sua promoção social.

O Programa Travessia foi criado em 2008 e, em 2012, chegou a 71 municípios implantando ações dos projetos e, dentre eles está o “Travessia Renda”, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego-SETE. Sabemos que é muito importante qualificar os trabalhadores, mas não será suficiente se estes não forem inseridos no mercado de trabalho. Ou seja, a qualificação social e profissional é imprescindível para a geração de renda, que é o objetivo principal do Projeto. Nesse sentido, o “Travessia Renda” foi concebido em três eixos:

1. Educação profissional;

2. Elevação de escolaridade;

3. Emissão de documentos civis por meio do “Mutirão da Cidadania”.

Com esse planejamento, a preocupação é de oferecer uma formação integral ao cidadão, com o foco nas ações que proporcionem a elevação de escolaridade daqueles trabalhadores que não concluíram os estudos no tempo certo.  Para cumprir essa meta foi firmada uma parceria com o CESEC CAIEIRAS, que é a Escola Estadual responsável pela metodologia, pelos conteúdos a serem ofertados e também pela certificação dos alunos.

Com o objetivo de facilitar ao máximo para os alunos, as disciplinas serão ministradas de forma presencial, em três horas por dia, três vezes por semana. Quanto aos professores, foram selecionados e treinados para demonstrar aos alunos o interesse e a importância do aprendizado participativo e democrático, de forma a criar um ambiente acolhedor, no qual os alunos se sintam nas melhores condições para avançar na busca de novos conhecimentos. É preciso ressaltar que todo esse processo será acompanhado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego com o objetivo de facilitar tanto a matrícula, o aprendizado e a participação no processo de avaliação final rumo à certificação no Ensino Fundamental.

Portanto, nós precisamos de sua colaboração e participação ativa e responsável em todo esse processo, tanto para garantir a qualidade do ensino, quanto dos resultados no final do processo, que esperamos seja de uma grande vitória, quando faremos a certificação do Ensino Fundamental para aqueles que concluírem as etapas de avaliação com sucesso.



Municípios do Travessia Renda 2012


Visualizar Municípios Travessia Renda 2012 em um mapa maior